Shiitake em toras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o cogumelo Shiitake? 

O cogumelo Shiitake é a frutificação do fungo Lentinula edodes, que é um fungo especializado em decompor fibras de madeira e é uma espécie que se desenvolve naturalmente nos bosques e florestas de países Asiáticos de clima temperado (China, Japão). 

 

O cultivo comercial no Brasil iniciou-se à partir dos anos 90, graças à adaptação do cultivo em toras de eucaliptos. 

 

A maioria do cultivo do Shitake em toras ocorre embaixo das áreas sombreadas de florestas ou eventualmente em reflorestamentos de pinus ou outras espécies. Trata-se de um cultivo extremamente rustico e simples, sem uso de agrotóxicos, adubos e por isso o Shitake é um produto que pode ser considerado essencialmente orgânico e também porque não dizer, ecológico.

Este cogumelo é muito apreciado pelo seu sabor e textura, além de ser muito saudável, pois é fonte proteica dissociado de gordura. Atualmente no mercado brasileiro, o shitake tem o status de um cogumelo "gourmet", os preços são mais elevados e nem sempre são encontrados com facilidade.

Isso ocorre devido ao fato de que apesar de seu cultivo ser muito simples, a produção se apoia em pré-requisitos que nem sempre são encontrados com facilidade que são, clima ameni, a madeira e o ambiente de floresta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso é um cultivo que leva mais tempo para produção, em torno de 10 a 12 meses, contrastando com a produção do champignon de Paris, Shimejis, Hiratakes e Agaricus blazei que são cogumelos que produzem com 20 a 30 dias após a semeadura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Guirra Agrocomercial comercializa todos os equipamentos e insumos para a produção artesanal e comercial.

 

- Brocas especiais para Shiitake.

- Inoculadores de Sementes.

- Breu.

- Parafina. 

Confira nossos preços e promoções especiais para produtores.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now